top of page
Buscar

Não sei mais o que fazer para dar conta de tudo, e agora?


Quem me acompanha nas redes sociais sabe que gosto de dar dicas e de ter feedbacks para saber quais assuntos abordar com maior ênfase em minhas publicações. Há uns dias percebi que a sabedoria em gerir tempo continua sendo uma dificuldade de muitos. Por isso, resolvi trazer novamente este tema aqui para o blog e tentar ajudar um pouco mais as pessoas que têm um maior desafio na organização do tempo no dia a dia.


Eu acordo, geralmente, entre 4:30 h e 5 h da manhã. Esse é um hábito que demorou a fazer parte na minha rotina, pois tinha muita dificuldade em acordar cedo. Uso de algumas técnicas, como, por exemplo, colocar o despertador bem longe da minha cama para eu ter que ir lá desligá-lo. A partir daí meu dia começa e eu uso o tempo em que “todos estão dormindo” para me organizar e me nutrir de boas informações. Leio alguma coisa, escuto um audiobook, e procuro me atualizar no que é do meu interesse. A dificuldade que eu tinha em levantar tão cedo se transformou em necessidade, visto que não consigo mais viver de outra forma. Inclusive, no programa Bancários de Sucesso eu falo sobre a mudança em minha vida e te mostro como você também é capaz de transformar a sua. Tudo é questão de hábito e força de vontade para fazer acontecer.


A produtividade está diretamente ligada à gestão do tempo. Não há formas de ser produtivo sem saber se organizar e dividir as tarefas do dia. E ela é uma das qualidades mais quistas e visadas por gestores. As pessoas que usam a desculpa da falta de tempo para o não cumprimento das atividades propostas não são bem vistas no ambiente de trabalho, tanto pelos superiores, quanto pelos próprios colegas. Para ajudar nas tarefas do cotidiano você pode se orientar pela tríade do tempo, um modelo bem prático de analisar o que deve ser feito, a partir de três esferas: importância, urgência e circunstância. As tarefas importantes devem tomar 70% do tempo disponível, as urgentes 20% e as circunstanciais 10%. Porém, somente isso não fará com que você seja automaticamente o guru da produtividade. É preciso muito mais que essa divisão, é preciso de organização, de saber onde está desperdiçando seu tempo e estabelecer metas para a execução de cada atividade.


Comece analisando tudo o que tem de ser feito. Anote, faça uma lista das atividades dentro do seu grau:


- Importante - são as atividades que têm resultados para você, que importam para você e não, necessariamente, para as outras pessoas.


- Urgente - imprevistos. São aquelas tarefas que conturbam a rotina ou aquelas que são até previstas, mas ainda não foram executadas dentro do prazo.


- Circunstância - são aquelas atividades que são mais importantes para outras pessoas e que não são indispensáveis para você.


Se você ainda não tem uma agenda, digo que já passou da hora de ter. Depois de dividir as tarefas é preciso planejar o que será feito. Faça o seu cronograma, mesmo que não vá seguir perfeitamente, até porque temos imprevistos a todo momento. E é pelo mesmo motivo que é bom sempre atualizar as tarefas e suas prioridades. Ao longo do dia pode acontecer momentos que uma tarefa saia da urgência e passe para a importância, e vice-versa. Atualize-se de horas em horas e antecipe o que for possível. Tudo feito com equilíbrio e uma boa alimentação, que é de muito valor.


A organização do tempo no dia a dia vai muito além de saber gerir as nossas atividades da melhor maneira. É uma questão de liberdade para dar conta das obrigações de um jeito mais leve, e ainda ter tempo para fazer algo que nos ajude a estar sempre acima da média, além de ter os momentos de lazer, é claro. Você terá tempo de, por exemplo, ir visitar seus pais, levar seus filhos à escola, fazer atividades físicas e muitas outras tarefas que talvez não realiza no momento.


Faço questão de ter uma vida equilibrada, e para isso a disciplina é fundamental. Disciplina me traz liberdade.


Comece a mudança em sua vida hoje, e seja mais produtivo com uma melhor qualidade de vida.


Abraços.

Paula Queiroz

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page