top of page
Buscar

Desafios da liderança

Atualizado: 23 de nov. de 2020

Ser líder nem de longe é uma tarefa fácil, mas quando você conquista a equipe, tem uma equipe engajada e parceira, os desafios são superados e a equipe se torna uma equipe de alta performance.


“Mas Paula, o que é de fato liderar?” Liderar é fazer o mesmo pelo exemplo, é respeitar, ser empático, receber e dar feedbacks, é conduzir uma equipe a ter melhores resultados. Isso é algo muito importante para todo funcionamento do banco. Todos nós precisamos de um líder para nos instruir.


A liderança pode ser um pouco mais complexa. Muito além de técnicas e estratégias, é preciso de MUITA inteligência emocional para gerenciar uma equipe, ser capaz de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas dos responsáveis da empresa e, principalmente tendo e assumindo muita responsabilidade.


É desafiador ser um líder! Mas aqui nesse artigo meu papel é te auxiliar a lidar da melhor forma com os obstáculos! Confira alguns dos maiores desafios da liderança e saiba como lidar!



1° Desafio - Liderar pelo exemplo:

Parece algo óbvio, mas não é. O mínimo que se espera de um líder é que ele pratique o que fala. Não existe nada que prejudique mais a equipe, a credibilidade de um líder, e que desmotiva as pessoas, do que um líder que fala mas não faz. Seja impecável com sua palavra e seja o primeiro a fazer o que você prega.



2° Desafio - Conhecer a sua equipe:

A palavra de ordem é individualização, o seu estilo de liderança precisa ser adaptado ao perfil de cada integrante da sua equipe. Cada pessoa é motivada por algo, cada pessoa tem valores individuais, algumas gostam de autonomia, outras preferem direcionamento maior. Conhecer como cada um funciona, será uma das tarefas mais eficientes de um líder.


3° Desafio – Excesso de informações:

A comunicação interna é um desafio para muitas empresas, mas o líder tem o papel de simplificar e promover essa troca de informações entre sua equipe e departamentos. Você precisa se comunicar com clareza, transparência e envolver a equipe.


4° Desafio – Desenvolver a sua equipe é sua responsabilidade:

Tem gestor que é inseguro e acha que desenvolver a equipe pode fazê-lo perder o seu lugar, esse pensamento é totalmente limitante, dar ferramentas e condições pra que as pessoas cresçam, te fará crescer ainda mais.

Outros pensam que a equipe precisa estar pronta e que precisa fazer o que é paga pra fazer e não se dedicam com afinco nesse desafio e têm pouca paciência para desenvolver as pessoas, você como líder precisa se desenvolver e constantemente desenvolver a sua equipe.


5° Desafio - Feedbacks:

Entender o que a equipe espera de você, deixar claro para a equipe o que você espera dela, também é algo que parece simples, mas muito negligenciado no mundo corporativo, não é incomum encontrarmos casos de ruídos no direcionamento, lacunas na relação entre gestor e equipe, simplesmente pelo fato de não estarem bem alinhados, faça feedback com a sua equipe constantemente.


Liderar é estar à frente, é estar mostrando o caminho a ser seguido, é conduzir a sua equipe até a vitória.



Abraços,

Paula Queiroz

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page