top of page
Buscar

Como vencer a procrastinação na carreira?


O ser humano tem a tendência de procrastinar, deixar os afazeres para depois. “Amanhã eu faço”, “segunda-feira eu começo”, “ano que vem”, “vou mudar isso”, e assim por diante. Todos nós procrastinamos em algum grau, alguns mais, outros menos, pois já construíram a disciplina para execução, para fazer o que é preciso no momento certo.


Todo dia acordamos com pensamentos diferentes, cheios de ideias, mas na prática continua a mesma coisa. Do que adianta querer mudanças, querer novos resultados, mas não fazer o que é preciso?


O hábito de procrastinar nos acomoda, e acomodação é perigosa. A procrastinação nos traz um benefício passageiro, por outro lado, nos deprime e traz grandes frustrações.


Deixar as coisas para depois pode prejudicar muito a sua carreira bancária. A “correria” do dia a dia do banco já não permite que as coisas sejam adiadas, até mesmo porque, muitas vezes, temos de resolver tudo o mais rápido possível e ao mesmo tempo e deixar as coisas para depois pode ser desastroso, já que na carreira bancária o tempo é limitado e a dinâmica do dia a dia já é intensa. Atingir metas, participar de campanhas, lidar com a pressão por resultados e todas as outras demandas é desafiador.


Muitos bancários acabam fazendo da procrastinação um hábito e quando chega ao final do mês, dos ciclos, ficam perdidos e nervosos pelos prazos não cumpridos. A procrastinação quase sempre vem seguida de falta de planejamento, organização e clareza dos objetivos.


O que pode estar por trás da procrastinação? Além dos fatores “comuns”, como, por exemplo, a falta de foco, mas procrastinar também pode estar ligado à ansiedade e baixa autoestima. O procrastinador, começa deixar para tudo para depois não só as tarefas do cotidiano, mas também os objetivos de vida. E como superar a procrastinação?


1 - Divida as tarefas por etapas - você não precisa fazer tudo de uma vez, mas tem de terminar tudo o que começa. Divida suas tarefas por etapas e comece pela primeira. Faça até o final. Depois comece outra, e assim por diante. Isso facilitará muito o processo;


2 - Entenda a importância da atividade - ao invés de lamentar por fazer algo que não é prazeroso para você, foque na importância que aquilo tem, os motivos que estão por trás da atividade;


3 - Evite distrações - não adianta começar a realizar uma tarefa e pegar o celular para dar aquela olhadinha nas redes sociais. Ao realizar a tarefa, não mexa em nada que te distraia;


4 - Pense no seu “eu” do futuro - comece a pensar no seu desespero de ter de fazer uma tarefa às pressas, não conseguindo dar o seu melhor e ainda frustrado por isso. Isso te ajudará a pensar 2x antes de deixar para depois;


5 - Use da técnica pomodoro (quando possível) - essa técnica é muito conhecida e se baseia em concentração total na tarefa por 25 minutos, com uma pausa de 5. Depois de 4 ciclos, fazer uma pausa de 30 minutos.


O que te faz procrastinar? Comece a observar o que está acontecendo no seu dia a dia e perceba quais atividades você costuma deixar para depois e o que te tira a concentração. Anote se for preciso, pois sabendo exatamente os gaps, você terá mais chances de driblar o hábito da procrastinação. Comece a praticar essas dicas no seu trabalho no banco e veja como seu comportamento melhorará e a sua produtividade aumentará.


Abraços.

Paula Queiroz

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page