top of page
Buscar

10 passos para ter motivação diária no banco mesmo em dias caóticos

Se você está lendo este artigo esperando encontrar uma receita perfeita que possa te motivar todos os dias, um alerta, você está aqui pelos motivos errados e também não vai encontrar o que procura.


A motivação pode ser muito mais complexa do que imaginamos e para cada pessoa funciona de forma diferente, e é por isso que devemos despertar os gatilhos certos.

Motivação significa motivo para fazer algo, impulso para agir para atingir seus objetivos.

⠀⠀

Acontece que muitas pessoas não agem quando não estão motivadas, ou simplesmente desanimam quando alguém não as reconhecem, não elogiam, não incentivam, etc.


Essas pessoas deixam suas vidas serem conduzidas a partir da opinião de outras pessoas, são pessoas que ficam extremamente chateadas quando alguém faz uma crítica, ficam abaladas.


Este tipo de pessoa vive em uma busca incansável por aceitação e são movidos pela aprovação dos outros.

⠀⠀

A mesma coisa é sobre agradar a todos, você pode fazer de tudo, alguém sempre falará algo de você ou não vai gostar de você, simplesmente porque muitas pessoas estão lutando para gostarem delas próprias. É sobre elas e não sobre você.

⠀⠀

E o problema é ainda maior se além de você se abalar com isso, você deixar sua vida ser conduzida por outras pessoas, pois é exatamente isso que acontece se você começar a agradar a todos.

⠀⠀⠀⠀

É aqui que separamos amadores dos profissionais, profissionais têm problemas e desafios como qualquer outra pessoa, porém nos dias que faltam a motivação, quem é profissional faz o que precisa ser feito sem ficar à mercê de suas emoções.

⠀⠀⠀⠀

Não espere estar motivado todos os dias, nem sempre terá dias bons, nem sempre as pessoas irão te incentivar, nem sempre vai dar tudo certo no seu dia, ter disciplina nesse momento é o que te diferenciará dos demais.


E neste momento que você deve usar a sua automotivação, e assumir o controle da situação.


Tome uma dose de automotivação todos os dias no café e com certeza você verá mais resultados em sua vida profissional e pessoal.


A automotivação fará com que você seja o seu próprio impulso, sua própria energia.

Neste artigo separei 10 passos especiais qu

e vão te ajudar mesmo nos seus piores dias dentro do banco.

1 º passo: Acredite no seu potencial


Pode parecer a dica mais clichê de todo os artigos e conteúdos sobre motivação, mas de fato, é o passo mais importante se você está em busca da automotivação.


Se você não consegue acreditar em si próprio quem é que vai acreditar?

Acredite no seu potencial bancário, seja confiante, elimine todos os pensamentos negativos, seja otimista sempre.


2º passo: Acorde cedo


Se você não consegue vencer o despertador, como vai vencer o resto do seu dia?

Vencer o despertador é o segundo passo para sua motivação diária, além de ser o seu primeiro desafio a ser enfrentado e superado durante o dia, se você acordar com antecedência terá uma manhã com menos estresse e correria e usará esse tempo para incluir informações relevantes no seu dia. Você pode ler uma página de um livro, ouvir um audiobook, etc.


3º passo: Realize atividades que te façam feliz


O que te deixa feliz? Quais são as atividades que te deixam alegre, mais leve, ou talvez energizado? Qual o seu lazer?


Acredite bancário, é preciso e necessário dar atenção para as atividades que te agradam, não se culpe por praticá-las em seus momentos de lazer.


Você certamente já ouviu aquela frase famosa “Lute enquanto eles dormem, trabalhe enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sempre sonharam”, ela aparenta ser um tanto quanto motivadora não é?


Eu mesma já falei em vários momentos. Embora sabemos que é preciso de um esforço adicional para conquistar mais e ir além, mas também precisamos de elementos no nosso dia para trazer leveza.


A vida é constante, as vezes ficamos tão presos aos objetivos futuros que esquecemos de viver o presente, isso não pode acontecer, nós não sabemos o dia de amanhã.


E para que tenhamos força total para ir em busca dos nossos sonhos, nós precisamos recuperar nossas energias, e elas são recuperadas em nossos momentos de lazer, por isso é tão importante.


4º passo: Converta obstáculos em progresso


Uma coisa é certa, em nossa vida toda, sempre vamos ter obstáculos para enfrentar e no banco não é diferente, a cada um obstáculo vencido irá aparecer outros três para superarmos.


E o que de fato nos diferencia é a forma como encaramos eles. Por isso, converta seus obstáculos em progresso. Grandes desafios, trazem grandes recompensas, olhe para cada obstáculo como fonte de aprendizado, resiliência e superação.


5º passo: Seja otimista


O otimismo é a qualidade que move o mundo. Acreditar em si, acreditar no próximo, acreditar em um mundo melhor.


Existem diversas pesquisas que apontam que pessoas otimistas são mais felizes e consequentemente têm mais sucesso. Não digo otimismo barato, ficar parado achando que ser otimista as coisas vão acontecer, me refiro a otimismo realista.


As pessoas otimistas impulsionam a si mesmo e as pessoas a sua volta. Elas conseguem enxergar uma luz no fim do túnel, elas encontram uma saída mesmo nos dias mais caóticos.


O bancário otimista, enxerga as coisas com clareza, tem a facilidade de resolver problemas, ele sempre irá buscar a solução, ele fará dos problemas desafios que possam sem vencidos.


6º passo: Encare todos os não como “ainda não”


Na vida bancário, nós devemos sempre, SEMPRE, estar preparados para o “não”. Isso não significa que devemos ser pessimistas e sempre esperar o “não”, mas devemos estar preparados.


Isso evitará grandes frustrações, se estivermos preparados para o “não”, o “sim” será uma grande vitória.


Veja o “não” como ainda “não”, persista.


7º passo: Descanse


Muitas vezes ficamos tão presos aos desafios e metas do banco, que até mesmo em nossas horas vagas, não conseguimos nos desligar.


Desligar totalmente nessas horas é tão importante quanto estar 100% ativo na sua jornada dentro do banco.


Bancário, dê atenção a você, seu descanso é merecido, e se você não souber aproveitar o tempo que tem para ele, quando estiver na ativa seu rendimento não será o mesmo.

Nos momentos que estiver fora do banco: Desacelere!


8º passo: Pare de reclamar


Pessoas que reclamam o tempo todo além de desgastar as pessoas a sua volta ainda se contaminam, liberam hormônios de estresse e isso prejudicará sua saúde física e mental.


Sabe aquela pessoa tóxica que contamina totalmente o ambiente em que está? Ela costuma reclamar do lugar, dos colegas de trabalho, do chefe, da comida, dos equipamentos, dos clientes... Enfim, nada nunca está bom para ela.


Cuide para que você não seja está pessoa. Não reclame, agradeça, procure sempre ver o lado bom das coisas.


9º passo: Goste do que faz


Nada irá adiantar se você não gostar do que faz, não existirá dica milagrosa de motivação que te faça avançar, pois a única coisa que você vai conseguir pensar é que não gostaria de estar fazendo esta função.


Por isso bancário, seja firme em suas escolhas, se você está ai, se dedique 100%, pare de pensar nos “e se...” da vida.


Se não gostar nunca chegará ao topo e seu trabalho será um fardo, é amar ou abandonar.


10º passo: Comemore as conquistas e seja grato


Permita-se sentir aquela sensação de dever cumprido, e metas alcançadas. Comemore os sucessos e as vitórias sempre.


É maravilhoso poder sentir-se realizado. Isso nos motiva a seguir em frente e ir em busca de novos sonhos e objetivos.


Ninguém cuidará tão bem dos seus sonhos quanto você, não espere que as pessoas te motivem, não espere de fora o que precisa ser de dentro. Não delegue os seus sonhos!


Abraços.

Paula Queiroz

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page