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Você é um bancário resolvedor de problemas?


Estamos em 2019 e muitas profissões já se reformularam. O mundo muda o tempo todo e isto não é somente uma frase de efeito. As mudanças estão presente diariamente e a evolução é constante. O profissional que não acompanhar essas mudanças, ficará para trás. E o que fazer para ser diferente?


Você já parou para pensar que a resolução de problemas está presente em boa parte de nossas vidas? A vida é, praticamente, uma grande resolução de um “problema”. Porém, nem todas as pessoas possuem e sabem desenvolver essa habilidade. E as pessoas que sabem/possuem serão os bons profissionais do futuro: os resolvedores de problemas. Quem não tiver a capacidade de resolução, de eficiência, não se destacará, tampouco se manterá no mercado de trabalho.


Algumas características dos profissionais do futuro:


- Presta atenção aos detalhes;


- Tem autocontrole e paciência;


- Não procura por culpados;


- Tem proatividade e rápida absorção;


- Não tem medo de perguntar.


Existem diversas características além dessas, é claro. Porém, como podemos notar, nenhuma é tão complexa ou inatingível. Muito pelo contrário, todas podem ser desenvolvidas. A habilidade de resolver problemas é totalmente desenvolvível. Você está preparado para começar?


Primeiramente, comece descobrindo o que está acontecendo ao seu redor no banco. Conversas com equipe, superiores, fazem a diferença. Se integre mais, busque estar mais por dentro. Feito isso, você poderá decidir o que tem de ser feito e expor suas ideias. Entretanto, de nada adianta ficar no mundo das ideias. Executa-as! Tire os planos do papel, seja proativo, vá além. A execução é que te faz ser diferente dos demais. Os superiores estão de olho nas pessoas que realmente fazem a diferença, que tomam atitudes assertivas e se responsabilizam pelos seus atos. Mostre à eles o que podem esperar de você. Se tiver algum problema a ser resolvido, vá até eles, mostre suas soluções e ações para resolver. Para as relações entre clientes, faça a mesma coisa. Esteja sempre a frente, demonstre empatia e aponte soluções. Não faça o mediano, faça mais. Ligue, pergunte, mostre as novidades, esteja presente e, o mais importante, se faça presente. É aquela frase: quem não é visto, não é lembrado. Tome atitude antes dos demais, saia sempre na frente e conquiste seu espaço, visto que fará por merecer.


Mudanças são sempre difíceis, mas permanecer na estagnação é muito pior. Como diria Chico Buarque: “As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem”. A mesmice me atemoriza e só me dá mais certeza de que a mudança se faz necessária para o desenvolvimento humano. Por isso, procure sempre evoluir, estudar, aprender e se desenvolver cada dia mais, para que em breve você esteja entre os melhores. Comece agora a praticar a habilidade de resolução de problemas e veja que nada é impossível e que o seu futuro no mercado de trabalho estará mais do que garantido. Lembre-se: um bancário habilidoso e competente é bem quisto e muito cobiçado, portanto, não perca tempo e seja esse profissional!


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Abraços.

Paula Queiroz

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