Buscar

Sua pontualidade no trabalho diz muito sobre você


“Da maneira que você faz uma coisa, você faz todas as outras coisas”. Uma vez li essa frase do T. Harv Eker e cheguei a questionar, porém, depois de muito estudo e acompanhar centenas de profissionais, posso garantir que essa é uma afirmação verdadeira. Isso acontece em tudo, mas hoje vamos falar sobre a falta de pontualidade. Se você não é pontual nos seus compromissos, provavelmente não é pontual no cumprimento de prazos para entrega de uma atividade, chega atrasado no trabalho, não chega nos lugares no horário combinado, não responde os clientes no dia programado, entrega relatórios fora do prazo, acorda atrasado, etc. Ou seja, você repete esse comportamento tanto no âmbito pessoal, como no profissional.


Todo atraso contém uma enorme deselegância. Se você se atrasa para algum compromisso e deixa alguém te esperando, é como se falasse que o tempo dela vale menos que o seu. Se você não entrega as atividades no prazo, pode passar a impressão de falar de comprometimento e desorganização.

A falta de pontualidade e compromisso torna-se um hábito na vida das pessoas, mas é possível mudar isso. Se você sempre chega atrasado no banco saiba que, com certeza, está sendo observado e com a imagem “manchada” para com seus colegas. E como conseguimos mudar isso?


1 - Comprometa-se - primeiramente, antes de mais nada, para você assumir um compromisso com qualquer pessoa ou atividade, tem de estar comprometido com você mesmo. Todo comportamento que praticamos repetidamente, torna-se um hábito e temos de mudar isso. Para começar a ser mais pontual, comprometa-se consigo mesmo e comece a chegar antes em seus compromissos.


2 - Planeje seu tempo e o tempo que gasta em atividades matinais - se você já está comprometido, é a hora de planejar e se organizar. Verifique o que será feito no dia seguinte e deixe tudo mais certo, mais organizado. Uma boa dica é perceber quanto tempo você gasta para realizar suas atividades matinais, pois saberá se o horário em que acorda está sendo o suficiente para chegar a tempo no banco. Calcular um tempo para imprevistos também é necessário, pois você pode se deparar com um trânsito intenso no percurso, por exemplo. Saia com antecedência e não se prejudique.


3 - Mude os hábitos - quem nunca apertou o botão do soneca e acabou perdendo a hora? Esses hábitos que não nos deixam sair desses ciclos viciosos. Uma boa dica para levantar assim que o despertador toca é colocá-lo afastado da cama. Então você terá de levantar para poder desligá-lo e, assim, fica mais desperto.


4 - Fuja das distrações - se você já começa o dia gastando seu tempo vendo as redes sociais logo no café da manhã, com certeza, perderá muito tempo. Comece a fazer somente o necessário no celular e estipular horas certas para mexer em redes sociais. As distrações são inimigas da pontualidade.


5 - Faça sua rotina ser mais leve - como assim fazer a rotina ser mais leve? Te digo que é questão de organização. Se você começar a ser mais organizado, tudo fluirá melhor. Ajeite todas as coisas a serem usadas no dia seguinte, na noite anterior. Assim você não perderá tempo escolhendo roupa ou decidindo o que irá comer no café da manhã. Separe também o que irá ser feito no trabalho por prioridade, pois essa organização otimiza o seu tempo durante todo o dia.


6 - Seja impecável na palavra - quando você se comprometer com algo, alguém ou com você mesmo, lembre-se que se não cumprir estará mandando um comando para o seu cérebro e reafirmando a falta de compromisso com o que se propôs a fazer. Então comece a treinar nos mínimos detalhes, nas pequenas atividades diárias.

Ser pontual não é só uma “obrigação” em nossa rotina, mas é também transmitir a responsabilidade e o respeito para com a organização que trabalhamos, ou a pessoa que está nos esperando para um compromisso. É ter compromisso com você, além de demonstrar organização e respeito.


Ser pontual é respeitar o bem mais valioso que todos temos, o nosso tempo.


Abraços.

Paula Queiroz

79 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados