top of page
Buscar

Por que é tão difícil tomar decisões?


Você já parou para observar que a todo momento estamos fazendo escolhas, tomando decisões no nosso dia a dia? E isso acontece na vida em geral, tanto em nossos momentos profissionais, quanto em nossas vidas pessoais.


E por que é tão difícil, na maioria das vezes, termos que lidar com a tomada de decisões?

Ao lidarmos com a rotina agitada dentro do banco, fazemos inúmeras escolhas ao longo do dia. Tudo é muito rápido e as decisões se fazem presentes em cada momento. Às vezes, não temos tempo para analisarmos bem alguma situação e fazemos escolhas no calor do momento. Isso é perigoso!


O controle da inteligência emocional está totalmente ligado às tomadas de decisões. Não existem boas escolhas sem termos o controle de nossas emoções. Talvez até exista, por pura sorte, mas não é o que deve ser feito dentro do ambiente de trabalho. Saber compreender a situação, analisar corretamente, sem deixar a emoção sobressair perante a situação é de extrema necessidade para o desenvolvimento de um bom trabalho.


Há escolhas mais fáceis como, por exemplo, decidir a hora de entrar em contato com o cliente. Mas também há aquelas em que quebramos a cabeça, não sabemos o que fazer e ficamos inseguros para tomarmos qualquer atitude. São em momentos como esse que a racionalidade deve se fazer presente e a impulsividade deve ser colocada de lado.


E sabe o lugar que não nos deixa crescer? A zona de conforto.


A zona de conforto nos deixa acomodados, como a própria palavra já diz: conforto. Ficamos acostumados com a rotina, com as escolhas intuitivas e não buscamos melhorar nossas posturas e nem procuramos novos desafios, novas decisões.


A tomada de decisão começa no que você quer para sua vida, no que você busca diariamente para alcançar o que tanto almeja. Você deve escolher, todos os dias, ser a sua melhor versão. Você deve não só querer, mas correr atrás, buscar o que quer e fazer acontecer.


Chega de ficar na zona de conforto esperando um milagre e reclamando da vida. Decida agora ser sua melhor versão, buscar a alta performance e se aprimorar todos os dias. Você pode e deve ir muito além de onde está!


Abraços.

Paula Queiroz

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page