Buscar

Medo de perder meu emprego, a tecnologia irá nos substituir?

Todos dias recebo perguntas como “Paula, será que o banco digital vai acabar com meu emprego?”


A cada dia que passa, mais tecnologia é implantada nos bancos, além dos bancos virtuais que estão crescendo quase que exponencialmente. A insegurança bate na porta, e a garantia de um emprego fixo e estável só diminui.


Não quero que fique chateado comigo, mas o fato é que a grande maioria, deixa a desejar, sabe das condições e espera ser atropelado pelas mudanças.


Isso ocorre não só por toda essa inovação tecnológica que estamos vivendo, mas por qualquer outra novidade que chega no mercado. Não se aplica só para os bancários, mas para qualquer outra profissão. O mundo está em constante mudança e evolução, e quem não se adaptar a isso, realmente vai ficar para trás.


Contudo, o profissional que se antecipar e ficar preparado para esse movimento não será afetado e pode, inclusive, se sobressair e ter a inteligência artificial como aliada e não como inimiga.


O desenvolvimento tecnológico tende a substituir atividades mais mecânicas, como por exemplo a autenticação de boletos, as maquinas estão para ajudar, o tempo que o profissional poderia estar autenticando, ele pode estar fazendo uma consultoria, vendendo outros produtos.


Mas, para isso, você precisa pensar fora da caixa e se desprender de vitórias e referências do passado. Se olharmos para trás e pegarmos como exemplo os carros, celulares, computadores, aquilo que era muito bom, muito valioso, hoje não é mais, já se tornou obsoleto. Isso acontece com nossa carreira, caso não nos reinventemos e nos qualifiquemos.


Aquilo que fez no passado não serve mais, sendo justo ou não, é o que acontece. Estamos em outro momento. Se você já se acomodou em sua carreira e acha que o futuro está garantido pelo seu histórico e pelas vitórias do passado, fique atento, você pode ser prejudicado e ficará para trás quando menos esperar.


Nos anos 80 começou uma grande mudança no setor bancário. As inovações estavam a todo vapor e, com o passar dos anos, vieram caixas eletrônicos, aplicativos para transações, etc. O mercado se expandiu, mas foi inevitável a redução do número de funcionários nas agências de todo país.


Não é momento para estar parado. A zona de conforto é o que irá tirar alguns profissionais do mercado de trabalho. Se o profissional passar seus dias fazendo as mesmas coisas, sem evolução, inovação, ou qualquer coisa que o difere dos demais, ele será impactado negativamente. Para que haja mudanças é preciso ter novas atitudes. Não adianta sentar e ver tudo acontecer. Você precisa assumir o comando.


Não é a tecnologia que te ameaça, é a paralisia que te mantêm no mesmo lugar, não é a tecnologia que vai tirar o seu emprego, não é o concorrente que vai levar o cliente embora é você. Você tem que evoluir e aprender, busca de conhecimento é continua.


Você se atualiza sobre as novas tecnologias dos bancos? Procura dominar as técnicas de trabalho? Busca informações relevantes para sua vida profissional? Está sempre pesquisando e se informando do que acontece nas agências de seu banco, ou mesmo de outros bancos?


Estamos vivendo numa era totalmente da informação. Temos diversos meios de procurarmos livros, notícias, artigos, dentre outros, para ficarmos antenados no presente e de olho no futuro. Se nos nutrirmos de conhecimentos necessários para nossa transformação pessoal e profissional, já estamos mais avançados que muitas pessoas ao nosso redor.


A qualificação e busca por melhora deve ser diária. O mundo dentro dos bancos está mudando e irá mudar cada vez mais. As agências digitais não param de surgir e são a nova aposta do mercado. Com isso, é necessário ousadia urgente e é claro, uma máxima dedicação para desenvolver um excelente atendimento.


O atendimento é o primordial, o seu cliente compra com você porque ele confia em você, e isso banco digital, máquina ou qualquer outra coisa não pode tirar de você.


Portanto, não deixe o medo te paralisar! Vá buscar aprimoramento, melhorias, conhecimento e se inteirar de tudo em sua profissão. Quanto mais você estuda, mais se alimenta de informações pertinentes e se destaca no mercado de trabalho.


Não perca seu brilho nos olhos, sua sede de vencer, sua disposição em lutar e sua confiança, isso máquina nenhuma substitui.

Abraços.

Paula Queiroz

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados