Buscar

Como lidar com um chefe inflexível?


​Lidar com pessoas difíceis em nosso dia a dia é comum. Hora ou outra encontramos alguém um pouco mais inflexível ou com um temperamento mais forte. Vamos levando, pois não temos a “obrigação” de conviver com aquela pessoa diariamente. Mas e quando essa pessoa é o seu chefe?

​No rotina do banco fazemos muitos vínculos, conhecemos muitas pessoas e aprendemos a lidar com todo tipo de ser humano que existe, afinal, temos as mais diversas personalidades como clientes. E não são só os clientes, mas os nossos próprios colegas de trabalho, assim como nossos gestores, também fazem parte dessa rede de relacionamentos diários. Eles, no entanto, são realmente todos os dias, pois trabalham conosco. E quando temos alguém difícil de se trabalhar e esse alguém for o nosso chefe, a pessoa que tem a liderança de toda a equipe? Não é fácil, mas é possível trabalhar alguns aspectos para que a convivência fique tranquila, madura, profissional, respeitosa e que não impacte nos resultados.


DICAS:


CONHEÇA A SI MESMO: Existem mapeamentos de perfis comportamentais no mercado onde você se conhece profundamente, no meu Programa Bancários de Sucesso realizamos em todos os participantes. Esse perfil traz seus principais comportamentos, estilo de comunicação, liderança, seus pontos fortes, pontos para desenvolver e tendo esse Raio X na mão, e se conhecendo de forma legítima, ajudará entender como você funciona e te ajudará a se adaptar ao estilo de comunicação do seu chefe.


CONHEÇA O OUTRO - Comece observando, analisando como ele se comporta, conhecendo mais a fundo aquela pessoa. Quanto mais conhecemos o outro, mais aprendemos a lidar com seus “defeitos”. Quanto mais você conhece os “defeitos” do seu chefe, mais fica preparado para lidar com a atitude dele perante uma situação semelhante a que já passou e então não irá deixar que aquilo te atinja tanto quanto no passado. Estará sempre preparado antecipadamente, o que facilitará muito a comunicação e a relação em si.


SE POSICIONE SEM ENTRAR EM CONFLITOS - Não entre em conflitos. Se você já está preparado antecipadamente, dificilmente você entrará em um conflito com seu chefe. Não entrar em conflito não quer dizer, não se posicionar. Você tem de saber como e quando fazer isso, pois trabalhar sem poder dar qualquer tipo de opinião não é saudável até mesmo para o chefe inflexível. Conhecendo o jeito da pessoa, sabemos quando falar e quando nos calar. Sabemos que se falarmos X, a pessoa pode entender Y, e então gerar um grande mal entendido. Você deve saber quando se posicionar e qual é a melhor maneira de executar o que tem em mente, seja uma ação ou uma palavra que pode contrariar o seu chefe. Se você já o conhece bastante, essa segunda dica fica muito mais fácil.


SEJA FLEXÍVEL - Às vezes também somos “difíceis”. Ser mais flexível não é sinônimo de ser mais “bonzinho”. Ser flexível é saber se adaptar, saber lidar com as mais diversas situações sem perder a cabeça. Ser flexível não irá te diminuir em nada, muito pelo contrário, só te fortalecerá e acrescentará positivamente na sua vida.


APRENDA SE COMUNICAR BEM - Comunicação é um dos principais problemas nos relacionamentos. A falta de comunicação ou comunicação inadequada pode abrir uma lacuna no relacionamento e suposições de ambos lados, arruinando o relacionamento. Portanto, se comunique bem, se aproxime do seu gestor, mostre o que vem fazendo, peça feedbacks regulares.


TRABALHE SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Quando lidamos com pessoas, lidamos com emoções a todo momento. Se você não está equilibrado emocionalmente, dificilmente saberá lidar com as emoções alheias. Imagina trabalhar com alguém que pode variar de humor, ser arrogante, instável ou inflexível? Você consegue ter uma boa convivência com esta pessoa se você também não tem controle de suas emoções? Impossível. O equilíbrio emocional se faz necessário em todos os aspectos de nossas vidas, porém no trabalho é de extrema importância, pois você tem de manter a cabeça firme e ser o mais centrado possível, não pode perder o seu foco por pouca coisa. Pratique o controle emocional, conheça mais sobre a inteligência emocional e como ela pode ser desenvolvida. Trabalhar o autoconhecimento nunca é demais.


Um chefe inflexível, difícil de lidar, pode fazer com que toda a equipe perca a motivação e o comprometimento com um bom trabalho, contribuindo, assim, para um aumento de estresse e baixa produtividade de sua equipe. É por isso que temos que aprender a lidar da melhor forma possível e garantir a boa convivência dentro do banco.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados