Buscar

Autogestão: Guia básico para você aumentar seu desempenho sem surtar!

É natural as vezes se sentir esgotado, afinal você tem que dar conta não só da loucura que é o dia a dia no banco, mas também dedicar o seu precioso tempo para cuidar da casa, filhos, saúde, bem-estar, projetos pessoais e o aperfeiçoamento profissional constante.

Além de cuidar do seu lazer, é claro, que é importantíssimo para manter o equilíbrio emocional.


Pois há uma grande possibilidade de ficar ansioso e com medo de não dar conta de tudo, podendo elevar a ansiedade e o estresse, afetando diretamente a sua inteligência emocional.

Sendo assim, não só a vida pessoal fica prejudicada, mas também a profissional.

Neste contexto, dominar a ferramenta de Autogestão é imprescindível para alcançar excelentes resultados e manter o equilíbrio, além de organizar seu tempo dentro e fora do banco.

Mas você sabe de fato o que é a autogestão?

A autogestão é uma habilidade que gera autonomia e organização necessárias para que você alcance seu potencial e possa se superar, garantindo que a satisfação e o sucesso pessoal e profissional sejam alcançados.

Além de ser uma ferramenta importantíssima para garantir sua inteligência emocional, pois uma pessoa autogestionável e com inteligência emocional, conhece os seus limites e as suas potencialidades.

Desta maneira, ela saberá quanto tempo dedicar para cada tarefa, pois consegue gerir o seu tempo de maneira mais satisfatória e tirar o maior proveito dele, mantendo-se focada, conseguindo equilibrar a vida pessoal, profissional e seus momentos de lazer de forma leve e duradoura.

Deste modo, neste artigo separei algumas dicas de autogestão que vão te ajudar a ter o domínio desta ferramenta fantástica.

Gestão de Tempo

A Gestão de Tempo é o elemento mais importante para a produtividade.


Todos nós temos 24 horas por dia, mas a forma que utilizamos essas 24 horas é o que nos diferencia.

Em diversos relatos de clientes foi perceptível a existência de problemas relacionados à gestão do tempo como: Aumento de estresse e ansiedade; A pessoa começa a deixar coisas importantes de lado e negligência os relacionamentos; Começa a ter problemas de saúde; Aumenta a dificuldade para bater metas e tem baixa performance.

Esses fatos acontecem por conta de erros comuns como: Não ter uma ferramenta para gerenciar as prioridades; Querer fazer tudo e acabar não fazendo nada; Erro de planejamento.


Planejam o dia, e isso não traz resultado para elas.


Aliás, aconselho a não fazer planejamento diário e sim semanal.

Enfim são inúmeras as consequências da má gestão de tempo, por isso é importante que se conscientize que se precisa de mais tempo, você precisa mudar alguma coisa.

Gestão de Tarefas

Quem nunca se afundou em trabalhos que pareciam intermináveis?


Planejamento e gerenciamento de tarefas fazem parte do cotidiano de um bancário.


Defina uma ferramenta para registrar suas demandas, não dá para ficar registando tudo na cabeça. ⠀ Organizar o dia, cuidar das obrigações pessoais, e saber exatamente o que precisa ser feito no trabalho, é o primeiro passo para o planejamento.

Mas cuidado bancário, pois tentar fazer tudo ao mesmo tempo é uma das maiores armadilhas da procrastinação.


Ao se ver mergulhado em uma pilha de trabalhos, é bem provável que aquele sentimento de deixar tudo para depois apareça.

Gestão de Energia

Você está a cada dia mais cansado, se sentindo esgotado e sem energia alguma?

Também vale a pena observar o que você faz antes, durante e depois da sua jornada no banco.


Se você teve uma noite mal dormida, se gasta muito tempo assistindo TV, nas redes sociais, ou vendo noticiário negativo, e até mesmo sua alimentação tudo isso pode influenciar na sua produtividade e sugar sua energia.

Pois saiba bancário, que é muito comum termos hábitos que sugam nossa energia sem nos darmos conta.


Por isso evite querer fazer tudo ao mesmo tempo, pare de reclamar de tudo, evite perder o foco com distrações e não acreditar em si. ⠀⠀ Parecem pequenos hábitos, mas juntos, são ótimos sugadores de energia que resultam em uma grande frustração. ⠀⠀ Procure sempre fazer o oposto, tudo tem o seu devido tempo, faça o que deve ser feito, não deixe para depois, agradeça sempre, foque em suas metas e acredite em si, você é capaz.

Gestão de Hábitos

Você já pensou no que que te faz deixar seus planos de lado? ⠀ Existem hábitos que devem ser abandonados para que você possa conquistar novos propósitos e buscar novos desafios. ⠀ Evite procrastinar, vitimar-se, reclamar de tudo, duvidar de si mesmo e se comparar com os outros.


Não faça menos do que seu potencial, pare de focar em situações fora do seu controle, você não precisa depender de outras pessoas para se motivar.

Essas são atitudes que com certeza, ninguém espera de um Bancário de Sucesso, se você tem o habito de cometer alguma delas, este é o momento de PARAR!


Nenhum sucesso é alcançado com essas atitudes, só depende de você!


Se livre de toda essa negatividade e COMECE a fazer diferente!

Gestão de Expectativas

Cuidado com as expectativas, bancário, não coloque no seu planejamento mais do que você consiga cumprir, pois furar o planejamento e não dar conta dele, pode gerar uma grande frustração.

É normal querer superar os limites, é isso que nos diferencia, não estou dizendo que é algo ruim, mas acredite, existe um limite até em superar limites.

Não vá com muita sede ao pote, um passo de cada vez, coloque metas e objetivos menores e vá aumentando gradativamente, não tente dar um "passo maior que a perna".

O melhor caminho é buscar o autoconhecimento e saber o quanto se consegue entregar realmente de forma sustentável.


É normal furar o planejamento, mas é importante saber conscientemente o porquê disso ter acontecido para não repetir os mesmos erros.

Tenha consciência também que muitas vezes perdemos energia porque não entregamos uma tarefa planejada no prazo e isso tende a minar a realização das demais tarefas.

Por isso, a autogestão é tão importante.


Além de organizar melhor o tempo, garantir a execução das nossas tarefas com qualidade e melhorar o nosso convívio com as outras pessoas, ela mantém a nossa saúde e nosso emocional protegidos.


Se você seguir estas 5 dicas o sucesso será certo.

Abraços. Paula Queiroz

227 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados