top of page
Buscar

A era digital e como ela pode impactar seu emprego


As transformações tecnológicas afetam diretamente o mercado de trabalho. O desenvolvimento tecnológico tende a substituir atividades mais mecânicas. Contudo, o profissional que se antecipar e ficar preparado para esse movimento não será afetado e pode, inclusive, se sobressair e ter a inteligência artificial como aliada e não como inimiga. Mas, para isso, você precisa pensar fora da caixa e se desprender de vitórias e referências do passado. Se olharmos para trás e pegarmos como exemplo os carros, celulares, computadores, aquilo que era muito bom, muito valioso, hoje não é mais, já se tornou obsoleto. Isso acontece com nossa carreira, caso não nos reinventemos e nos qualifiquemos. Aquilo que fez no passado não serve mais, sendo justo ou não, é o que acontece. Estamos em outro momento. Se você já se acomodou em sua carreira e acha que o futuro está garantido pelo seu histórico e pelas vitórias do passado, fique atento, você pode ser prejudicado e ficará para trás quando menos esperar.


Nos anos 80 começou uma grande mudança no setor bancário. As inovações estavam a todo vapor e, com o passar dos anos, vieram caixas eletrônicos, aplicativos para transações, etc. O mercado se expandiu, mas foi inevitável a redução do número de funcionários nas agências de todo país. A cada dia que passa, mais tecnologia é implantada nos bancos, além dos bancos virtuais que estão crescendo quase que exponencialmente. A insegurança bate na porta, mais uma vez, e a garantia de um emprego fixo e estável só diminui. Os bancários que estão seguros de si, pode ter certeza, estão fazendo por onde, estão um passo à frente da maioria. E você, o que está fazendo para se manter atualizado?

Não é momento para estar parado. A zona de conforto é o que irá tirar alguns profissionais do mercado de trabalho. Se o profissional passar seus dias fazendo as mesmas coisas, sem evolução, inovação, ou qualquer coisa que o difere dos demais, ele será impactado negativamente. Para que haja mudanças é preciso ter novas atitudes. Não adianta sentar e ver tudo acontecer. Você precisa assumir o comando.


Você se atualiza sobre as novas tecnologias dos bancos? Procura dominar as técnicas de trabalho? Busca informações relevantes para sua vida profissional? Está sempre pesquisando e se informando do que acontece nas agências de seu banco, ou mesmo de outros bancos?


Estamos vivendo numa era totalmente da informação. Temos diversos meios de procurarmos livros, notícias, artigos, dentre outros, para ficarmos antenados no presente e de olho no futuro. Se nos nutrirmos de conhecimentos necessários para nossa transformação pessoal e profissional, já estamos mais avançados que muitas pessoas ao nosso redor.


A qualificação e busca por melhora deve ser diária. O mundo dentro dos bancos está mudando e irá mudar cada vez mais. As agências digitais não param de surgir e são a nova aposta do mercado. Com isso, é necessário ousadia, urgente. Não deixe o medo te paralisar! Vá buscar aprimoramento, melhorias, conhecimento e se inteirar de tudo em sua profissão. Quanto mais você estuda, mais se alimenta de informações pertinentes e se destaca no mercado de trabalho.


As tecnologias estão para nos ajudar, porém, muitas vezes, acabam “tirando” o lugar de alguns no mercado.


Não perca seu brilho nos olhos, sua sede de vencer e sua disposição em lutar, isso máquina nenhuma substitui.


Abraços. Paula Queiroz

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page