Buscar

6 Dicas Simples e Práticas Para Aumentar Sua Produtividade no Trabalho Em apenas 15 dias!




No banco você desempenha várias atividades, entre elas você precisa: ler e-mails, atender clientes, vender, entregar as metas, participar de audioconferências e reuniões, estar por dentro dos informativos, entregar relatórios, fazer cursos internos, resolver imprevistos e por aí vai, em uma lista sem fim.

Como fazer para aumentar a produtividade no trabalho?

Essa é uma pergunta que sempre recebo da maioria dos meus clientes bancários. Mas e você? Em uma escala de 1 a 10, como você avaliaria a sua própria produtividade no trabalho?

Todos nós temos 24 horas por dia, nem mais, nem menos que isso. Portanto, aproveitar ao máximo esse período, utilizando estratégias para otimizar o tempo e processos é um cuidado que devemos ter para conseguir dar conta das inúmeras demandas. E não importa o quão produtivo você possa ser, sempre haverá oportunidades para melhorar e aumentar o seu nível de produtividade.

Ser mais produtivo no trabalho não é propriamente uma ciência complicada, mas exige que faça uma melhor gestão do seu tempo e recursos, e diante de um mercado dinâmico e competitivo, empresas e gestores vêm buscando realizar ações para fornecer as condições necessárias para seus colaboradores atingirem uma performance diferenciada.

O primeiro passo é ser uma pessoa orientada para os resultados. O restante se baseia em pensamentos, atitudes e estratégias voltadas para as mudanças de hábitos e o crescimento coletivo e individual da equipe, que ajudarão a manter o foco e alcançar resultados mais elevados.

No meu programa Bancários de Sucesso nós utilizamos muitas técnicas e ferramentas super eficazes para melhorar a nossa gestão de tempo e recursos, mas separei algumas dicas práticas para melhorar sua produtividade no trabalho, dicas para você colocá-las em prática e produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade. Confira!


1. Planeje o seu dia na noite anterior


Ser organizado é um requisito básico para um bancário de sucesso realizar as atividade do dia a dia de forma eficiente, ainda mais hoje em dia onde tudo parece disponível com apenas um clique.

Por isso, aqui vai uma dica extremamente valiosa.

Antes de dormir, gaste de 5 a 10 minutos para planejar o dia seguinte.

Liste todas as coisas que você deseja e o que precisará fazer, estime quanto tempo em média você precisa para finalizar essas tarefas. Coloque em ordem as tarefas por prioridade, procure posicionar as mais difíceis de serem realizadas no topo da sua lista. As primeiras horas do seu dia são sempre as mais produtivas, por isso, use as primeiras horas para fazer as prioridades, sendo elas as atividades que te aproximam das suas metas. Alguns bancários começam o dia pelas atividades mais simples, como ler e-mails, e perdem horas com demandas que não são as mais importantes e depois se perdem no dia e acabam sendo engolidos pelas urgências.

Deixe separado a roupa que irá utilizar e o que irá comer no café da manhã, pois assim você também economiza energia mental com essas pequenas tomadas de decisões.

Dessa forma, você poderá dormir mais tranquilo, sem se preocupar em lembrar o que terá que fazer no dia seguinte. Além disso, terá maior foco e direcionamento desperdiçando menos tempo do seu dia.


2 . Utilize o princípio de Pareto - Regra de 80/20


Princípio de Pareto ou regra chamada 80/20, garante que foco mínimo pode representar resultados grandiosos. Refere ao fenômeno em que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Então, identifique quais são esses 20% e concentre-se nas tarefas que geram os 80% dos resultados.

Se você está com um número grande de tarefas para fazer (10 a 15 tarefas) pode significar que você está perdido e aumenta as chances de se perder no meio do caminho. Tarefas que não possuem urgência em serem realizadas, e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo de fazer, precisam ser reavaliadas ou removidas por completo. Aproveite para delegar e eliminar algumas atividades se você tem essas opções.

Priorize de três a cinco itens dessa lista e foque sua energia nelas. É bem provável que você não atinja 100% da sua agenda, porém tenha bem claro quais as atividades que você não pode ir embora sem ter realizadas. Procure se concentrar em uma atividade por vez, eu sei que não é fácil, falar isso pode ser estranho já que no banco tudo parece acontecer ao mesmo tempo, mas também sei que tem espaço para melhorias nessa questão.

Se estiver com alguma dificuldade em focar em apenas 1 tarefa, aí vai uma dica extra. Utilize a famosa “ Regra dos cinco “. Ou seja, trabalhe em algo por cinco minutos sem deixar que nada te interrompa (notificações do celular, seus pensamentos acelerados, etc). Você ficará surpreso do quanto consegue fazer nesses 300 segundos.


3  – Faça algumas pausas regulares


Investigadores da Florida State University descobriram através de alguns estudos que os artistas de elite (atletas, jogadores de xadrez, músicos, etc.) que trabalham em intervalos não superiores a 90 minutos são mais produtivos do que aqueles que trabalham mais de 90 minutos. Os mesmos investigadores também descobriram que os assuntos de melhor desempenho tendem a funcionar durante períodos não superiores a 4,5 horas por dia.

Parece contra-intuitivo, mas fazer pausas programadas pode ajudá-lo a melhorar a sua concentração e também manter um nível constante de desempenho.

Existe também uma técnica chamada Pomodoro, desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Um Pomodoro é um ciclo de trabalho focado que dura 25 minutos. Durante esse tempo, não se pode fazer nada além daquela tarefa planejada.

A cada final de Pomodoro, ficam uns 5 minutos liberados para descansar a mente, espairecer, fazer um alongamento, mas nunca para se engajar em outras atividades.

A cada quatro Pomodoros merecemos um descanso maior, de 30 minutos, para que a mente recupere energias, seja inspirada novamente.

Também sei que alguns vão dizer que é impossível fazer pausas quando se trata de banco, com o telefone tocando, prazo para respostas, clientes chegando, meta sendo cobrada, e-mails chegando e tudo mais. Dentro da sua realidade e do tempo que você tem, faça pequenas pausas para ir ao banheiro ou tomar uma água, faça pequenas pausar para esvaziar sua mente mesmo que seja por segundos.


4 - Cuidado com redes sociais e distrações


Durante o dia, muitas distrações podem afetar o nosso desempenho no trabalho. Com o avanço da tecnologia temos quase tudo ao nosso alcance, basta um clique e pronto. Entretanto é necessário tomar cuidado.

Páginas de redes sociais, televisão, rádio, telefone, conversas paralelas e outros desperdiçadores de tempo devem ser removidos antes mesmo de começar a trabalhar.

Se você não precisa da internet para executar certas tarefas, corte o acesso por completo e em pouco tempo você vai perceber que, naturalmente, começará a fazer o seu trabalho no devido tempo.

Desconectar-se por um tempo ajuda muita na concentração e realização das tarefas.


5 - Deixe de lado um pouco do perfeccionismo


Cuidado bancário. Buscar fazer o seu melhor para atingir os resultados é algo saudável, mas, temos que saber dosar essa busca pela perfeição.

É comum que toda equipe esteja unida na tentativa de aperfeiçoar uma tarefa, porém a realidade é: nada é perfeito.

Não perca tempo perseguindo essa ilusão. Busque sempre dar o seu melhor, mas fique de olho para que essa meta não vire uma obsessão. Quando você coloca a perfeição como uma meta, a tendência é que uma hora ou outra, você não consiga atingir esse objetivo e se sinta frustrado por isso.

O perfeccionismo deve ser uma motivação para você sempre querer melhorar algo e evoluir, e não para apontar o que não deu certo.


6 - Durma bem e pratique meditação


Uma boa noite de sono pode aumentar consideravelmente o seu nível de produtividade. Mas saiba diferenciar, não é só a quantidade de horas dormidas que importa, mas a qualidade do sono. Portanto antes de dormir, afaste-se da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivo que tome a sua atenção.

Procure relaxar, aproveite para praticar a meditação e limpar a desordem mental. Verá como consegue dormir melhor. A meditação ajuda a limpar a mente, acalma a ansiedade, desperta a sua consciência para as prioridades e ajuda você a se concentrar melhor no trabalho.

Quanto maior a sua clareza mental, mais concentração e foco você terá em suas atividades, aumentando consequentemente sua produtividade de uma forma significativa.

Essas foram algumas dicas práticas para que você consiga ser mais produtivo e consequentemente melhorar seus resultados na carreira bancária.

Outras técnicas e ferramentas você encontra no meu programa Bancário de Sucesso 2.0, um método exclusivo para bancários, desenvolvido através das ferramentas do coaching e outras metodologias, aliadas com minha vivência como bancária. Esse método tem como objetivo trazer novas formas de pensar, de agir, te tirando da zona de conforto e te colocando em ação direcionada e constante.



Mais informações sobre o Programa Bancários de Sucesso, Clique aqui: https://www.bancariosdesucesso.com.br/ometodo e saiba mais.


Abraços.

Paula Queiroz



Fontes:

Moving Up - Gabriel Goffi

https://comunidade.rockcontent.com/produtividade/

https://blog.pontotel.com.br/10-dicas-para-melhorar-a-produtividade-no-trabalho/

http://publicidademarketing.com/produtividade/

https://www.napratica.org.br/pomodoro/

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/dicas-estudo/veja-como-aumentar-a-sua-produtividade-nos-estudos-com-a-tecnica-pomodoro/

https://www.produtividadeninja.com/o-principio-que-vai-facilitar-a-sua-vida/

https://blog.sage.com.br/o-que-e-principio-de-pareto-regra-80-20/

513 visualizações1 comentário
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2020 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados