Buscar

5 dicas do que NÃO deve ser feito no banco!


O comportamento do bancário é de extrema importância para que permaneça em constante crescimento. Muitos profissionais não sabem como agir dentro de seu trabalho e, por isso, acabam atrapalhando a própria carreira. Não cometer erros é impossível, está fora do mundo real, é totalmente utópico. Porém, saber o melhor caminho a se percorrer e se prepar para possíveis gaps no meio do percurso, é perfeitamente possível.


Separei 5 dicas do que NÃO deve ser feito no banco para não atrapalhar sua carreira. Apesar de parecerem bem simples, não são tão fáceis de serem colocadas em prática e, por isso, leia com atenção:


1 - Falta de foco - todos sabemos que a falta de foco atrapalha tanto a vida profissional, quanto a pessoal. Estamos até “cansados” desse assunto, mas é ponto de extrema relevância para qualquer campo de trabalho, seja ele dentro do banco, ou não. A falta de foco nos afasta, diariamente, de nossas metas, nossos objetivos. Do que adianta fazer um planejamento maravilhoso se na hora da execução você não consegue ir até o fim? Você chega ao banco, abre as redes sociais, atende um cliente, separa uma lista de outros clientes para entrar em contato, volta para redes sociais e, quando percebe, já deu a hora de ir embora? Você não tem foco ou talvez trabalha da forma errada. Procure técnicas que ajudem na concentração, foco e planejamento.


2 - Não ter inteligência emocional - cada dia que passa ouvimos mais e mais sobre inteligência emocional. Esse é, e será ainda mais, um grande diferencial de qualquer profissão e, principalmente para bancários. Saber lidar com nossas emoções é desafiador, ainda mais quando temos de fazer isso em um ambiente muito vulnerável e propício à sentimentos que não lidamos bem, como é o caso do banco. Entretanto, é possível e necessário. Se você ainda não trabalha no desenvolvimento de sua inteligência emocional, comece agora mesmo.


3 - Não separar o pessoal do profissional - já ouviu aquela frase “amigos, amigos, negócios à parte”? É exatamente isso que você deve aprender. Temos que ter amizades dentro do ambiente de trabalho, mas não podemos misturar tudo. O seu amigo que chegou junto contigo no banco, pode subir de cargo antes, pode permanecer na mesma função por muito tempo, enfim, muitas possibilidades que podem vir afetar o seu desempenho profissional, mas que não deveriam. Você também pode não gostar de algumas pessoas que trabalha, mas deverá trabalhar em harmonia e não deixar que isso, de forma alguma, interfira no resultado final. Saiba sempre separar o pessoal do profissional;


4 - Ignorar a construção de relacionamentos - de um outro extremo existem pessoas que evitam as construções de relações dentro do ambiente de trabalho. Contudo, só especificações técnicas não são suficientes para chegar longe. A sua maneira de lidar com o outro é algo que te aproxima, ou não, do sucesso. Ser introvertido não quer dizer que precisa se isolar do resto do mundo, pois as pessoas podem não saber disso e acharem que sua postura é de arrogância, por exemplo. Não precisa ser falso e se afastar da sua personalidade, mas também não precisa se fechar em seu mundo particular. Dê a importância necessária para os relacionamentos e saiba dosar os limites de uma boa convivência;


5 - Estagnar - a falta de movimentação é algo desmotivador para qualquer chefe. Perceber que o funcionário se contenta com o mediano, que não procura evolução, é triste. A estagnação não é saudável de nenhuma maneira. No mundo atual, quem não se atualiza, fica para trás. Busque conhecimento diariamente e mantenha-se longe de distrações em horas impróprias. Se manter atualizado é bom tanto para não precisar perder oportunidades por falta de capacitação, tanto para sempre estar fora da sua zona de conforto e em crescimento contínuo.

Bancário, você precisa entender que para conseguir ter o sucesso que tanto almeja, terá de mudar, e muito, as coisas em sua vida. Não somos recompensados de maneiras diferentes, fazendo sempre as mesmas coisas. Se inove e se renove a cada dia. Você é capaz!


Abraços.

Paula Queiroz

413 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Bancários de Sucesso

Todos os direitos reservados